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Sandra Caravana
– Copywriter –

A criação e descoberta de conteúdo, a pesquisa, o atendimento ao cliente – tudo vai mudar e, mais uma vez, a Inteligência Artificial tem muito a dizer sobre isto.

O grande objetivo da IA (e, de certa forma, de qualquer tipo de tecnologia) é facilitar a nossa vida. No que diz respeito às pesquisas na web, a IA alia-se à tecnologia generativa com o fim de fornecer mais informações e contexto às suas pesquisas. Como tudo isto acontece e qual o futuro das pesquisa e do SEO?

Sandra Caravana
– Copywriter –

A criação e descoberta de conteúdo, a pesquisa, o atendimento ao cliente – tudo vai mudar e, mais uma vez, a Inteligência Artificial tem muito a dizer sobre isto. 

O grande objetivo da IA (e, de certa forma, de qualquer tipo de tecnologia) é facilitar a nossa vida. No que diz respeito às pesquisas na web, a IA alia-se à tecnologia generativa com o fim de fornecer mais informações e contexto às suas pesquisas. Como tudo isto acontece e qual o futuro das pesquisa e do SEO?

O que é a IA Generativa?

A IA generativa refere-se ao uso de algoritmos e técnicas de aprendizagem de máquina para criar conteúdo original e exclusivo, como imagens, música e até mesmo texto. A IA generativa oferece uma gama de aplicações que podem transformar a maneira como as empresas operam.

Neste momento, já podemos distinguir duas gerações de IA: a tradicional (mais antiga, a primeira, a mãe) é programada para realizar tarefas específicas, enquanto que a IA Generativa é capaz de aprender com dados existentes e gerar novos conteúdos com base nos dados que assimilou.

Ou seja, a IA Generativa (a nova, a filha, a última geração) aprende.

a relação entre a pesquisa com IA e o SEOFonte: Pixabay

A IA generativa usa um modelo de Machine Learning para aprender os padrões e as relações em um conjunto de dados de conteúdo criado por humanos. Transforma esse conjunto de dados em padrões e usa-os para produzir mais informação, tal como explicado aqui.

Velocidade na produção de conteúdos VS qualidade do produto final

Não temos dados quantitativos (ainda!) para apresentar conclusões sobre a qualidade dos produtos desenvolvidos pela IA Generativa. Quando usada corretamente, estas aplicações conseguem obter resultados impressionantes, mas acima de tudo, rápidos.

Muitas são as partilhas dos erros emitidos pelo ChatGPT. Tendo em conta que o ChatGPT é uma das aplicações a usar a IA Generativa, significa que a sua informação é resultante dos dados que nós, humanos, inserimos. Por isso, tal como um professor do 1.º ciclo que transmite conhecimento prático às crianças, também nós, humanos, teremos de ser o professor das aplicações de IA Generativa.

IA Generativa na criação de conteúdos para redes sociais

É uma das aplicações com maior uso e sucesso: criar conteúdo rápido para consumo rápido nas redes sociais. Estar visível e presente nunca foi tão fácil. O segredo está, como já foi revelado, nos prompts dados ao software de IA. Mas se este usa IA Generativa, significa que irá usar os nossos prompts como verdade absoluta, tal como uma criança diz aos pais ‘foi assim que a professora ensinou’. Utilizaremos, para fins educativos, o seguinte exemplo: pedimos ao ChatGPT para criar uma publicação para Instagram que comparasse os medicamentos de marca e os medicamentos genéricos. A qualidade e veracidade do resultado depende de nós, humanos. Tal como uma mensagem subliminar, o ChatGPT vai aprender com a nossa dúvida.

Qual destes dois prompts será o indicado para o conteúdo que queremos criar?

  1. Escreve um copy post com X palavras a comparar os medicamentos de marca e os medicamentos genéricos e quais as vantagens de cada um deles.
  2. Escreve um copy post com X palavras onde se explique os benefícios dos medicamentos de marca, em comparação com os medicamentos genéricos.

A resposta certa será 1, pois faz um pedido sem julgamentos, como o prompt 2, que cria a ideia – mito – que há mais benefícios na toma de um medicamento de marca do que genérico. E como aprende e assimila a informação como certa, ao criarmos falsos julgamentos em forma de prompt, o ChatGPT irá aprender que um medicamento de marca traz mais benefícios que o genérico e passar essa mensagem a outros utilizadores, quando perguntado sobre a diferença entre os dois.

mundo ligado por algoritmoFonte: Pixabay

 

Se no texto já temos um rei, nas imagens temos rainha?

Sim. O Google já está em fase de testes do seu novo modelo de pesquisa – SGE – Search Generative Experience: a super ferramenta de IA do Google, que usa o estilo conversacional para pesquisas. Bem, para tudo. Essa tecnologia mudará a forma com que as informações são pesquisadas e os hábitos de navegação dos internautas. 

Se pesquisou por uma imagem de uma família vestidos todos os trajes minhotos a almoçar sapateira e não encontrou nada parecido, nem nos bancos de imagem, saiba que pode criar essa imagem na nova experiência Google. Isto significa que o Dall-E encontrou o seu grande concorrente. 

Podemos criar o resultado que não encontramos na nossa pesquisa. E isso, muda tudo. 

Pesquisas com IA Generativa 

Qual é o futuro das pesquisas online com a IA Generativa? Tal como um super-herói, há sempre uma evolução a cada temporada e isso é visível no seu disfarce, cada vez mais elaborado e cheio de apetrechos. 

Procura um hotel para passar umas férias em família, desde as crianças aos avós. Uma rápida pesquisa no Google por ‘hotéis para férias em família’ oferece-lhe várias sugestões de hotéis com piscina exterior e interior, parque de brincadeiras, quartos grandes e pensão completa. Este é um exemplo de uma pesquisa tradicional, a que estamos habituados a fazer todos os dias. 

E se adicionarmos mais condicionantes a esta pesquisa? 

Prefere um hotel com acessibilidades, em ambiente de montanha e com sugestões de datas para dias em que a temperatura não passe dos 24ºC. 

O uso da IA generativa na pesquisa auxilia o utilizador a ter uma visão completa no momento das compras, tornando até mesmo as decisões de compra mais ponderadas e complexas mais rápidas e fáceis de tomar.

Anúncios na pesquisa com IA Generativa 

Na Experiência de Pesquisa Generativa (SGE- Search Generative Experience) os anúncios de pesquisa irão continuar a ser exibidos em locais específicos ao longo de toda a página, com destaque para imagens e vídeos dos produtos. 

Além da listagem de produtos com as características que enumerou, poderá também ser apresentado a opinião de outros utilizadores. 

A ideia não é nova e foi amplamente difundida pelos sites de marcação de hotéis. A novidade é conseguir juntar todas estas informações numa única pesquisa. 

Vozes e fontes

Tal como a introdução de informações duvidosas em apps como o ChatGPT, também nos anúncios os comentários e reviews podem estar enviesados. Por outro lado, adotando uma abordagem responsável, a nova geração de IA nas serps traz de volta o debate sobre a importância dos sites e blogs: chegam-nos as redes sociais ou devemos ter casa própria? 

Toda esta experiência SGE – Search Generative Experience – está em versão beta no Search Labs, no Chrome para PC e na app Google (Android e  iOS) nos EUA (apenas em inglês no lançamento, em maio de 2023) para poder incorporar comentários e continuar a melhorar a experiência ao longo do tempo.

O Bard foi só o início

Os resultados das pesquisas – serps – geradas pela IA Generativa serão destacados na parte superior da página, com uma cor diferente: os resultados orgânicos, o painel de conhecimento e o “as pessoas também perguntam” estão sob a resposta da IA.

O Pacote local – ou Google Local Pack é uma secção dos resultados da pesquisa onde o Google apresenta uma lista de empresas locais relacionadas com a sua pesquisa- terá 5 resultados, em vez de 3. 

Resultado de uma pesquisa em IA Generativa do GoogleFonte: Resultado de uma pesquisa em IA Generativa do Google

 

O que muda para os profissionais de SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de atitudes tomadas para obter um melhor posicionamento nos resultados dos motores de busca (como o Google) e ser encontrado com maior facilidade. Com a IA a alterar a forma como se pesquisa na web, os objetivos de SEO podem não ser mais alcançar as primeiras posições na SERP, mas sim transformar os conteúdos como destaques do modelo SGE. 

A criação de conteúdo volta a ser o truque para ter visibilidade no Google. 

Resumindo: quais os impactos da IA generativa na criação de conteúdo, SEO e pesquisas:

  • Pesquisas cada vez mais personalizadas;
  • Menos anúncios nos resultados;
  • Criação de conteúdo mais personalizado e profundo, e com utilização da IA;
  • Modo conversacional irá aprofundar as informações durante as pesquisas;
  • Será possível para o utilizador entender um tema com mais rapidez, descobrir novos pontos de vista e realizar tarefas com mais facilidade;
  • Destaque para os conteúdos base com as fontes das informações mostradas na pesquisa com inteligência artificial.

O Google deixa a porta aberta para mais evolução, inovação e liberdade digital. O paradigma vai mudar: o Google alinhou-se à IA para deixar de ser um motor de pesquisas para ser um motor de respostas