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Pauliny Zito
– Planner, copywriter e copydesk –

A Google não se deixa ficar para trás na “corrida” tecnológica da IA Generativa. Por isso, tem vindo a comunicar novidades nos seus produtos que utilizam a IA Generativa para otimizar o tempo, auxiliar nas decisões, resolver problemas e potenciar a criatividade dos seus utilizadores.

Pauliny Zito
– Planner, copywriter e copydesk –

A Google não se deixa ficar para trás na “corrida” tecnológica da IA Generativa. Por isso, tem vindo a comunicar novidades nos seus produtos que utilizam a IA Generativa para otimizar o tempo, auxiliar nas decisões, resolver problemas e potenciar a criatividade dos seus utilizadores.

“Todas as empresas e organizações estão a pensar em como impulsionar a transformação. É por isso que estamos focados em ajudar que outros inovem por meio de IA, ao facilitar o seu acesso e fazê-la escalável.”- Sundar Pichai CEO da Google

Fonte: Freepik

 

Mas antes de falar sobre IA Generativa, o que é, exatamente, IA?

“IA é um termo amplo frequentemente usado para descrever todos os tipos de sistemas avançados de computador. Prefiro falar mais especificamente sobre machine learning. A maior parte do que vemos na IA hoje é, na verdade, aprendizagem de máquina, ou seja: dotar sistemas de computador com a capacidade de aprender a partir de exemplos.

Chamamos as máquinas programadas para aprender a partir de exemplos de “redes neurais”. Uma das principais maneiras de aprender é recebendo muitos exemplos, como saber o que está aparecendo numa imagem – chamamos a isso de classificação.” – Douglas Eck – Diretor Sénior do Google Search

Modelos de Linguagem

Os modelos de linguagem são um outro tipo de rede neural, que basicamente preveem qual palavra vem a seguir numa sequência de palavras, por meio de treino com grandes volumes de texto.

Eles já estão presentes no Smart Compose e no Smart Reply no Gmail, por exemplo, e também abastecem o Bard, alimentado por um grande modelo de linguagem, que é um tipo de modelo de machine learning que se tornou conhecido pela sua capacidade de gerar uma linguagem que parece natural.

IA Generativa

Um modelo generativo reúne o que aprendeu a partir dos exemplos mostrados e cria algo totalmente novo com base nessas informações. Grandes modelos de linguagem (Large language models ou LLMs) são um tipo de IA Generativa, pois geram novas combinações de texto por meio de uma linguagem que soa natural.

Douglas Eck acredita que a IA Generativa é um enorme potencial para o campo criativo: “pense na remoção de parte do trabalho repetitivo em tarefas mundanas, como na criação de rascunhos, e não na invasão da sua criatividade inata”.

Como a Google aborda o desenvolvimento de machine learning?

Segundo Douglas Eck:

“Estamos e temos dedicado o nosso tempo para fazer isso com atenção. Se construímos um produto, queremos ter certeza de que ele pode ser útil e evitar danos. Em 2018, estivemos entre as primeiras empresas a desenvolver e publicar os Princípios de IA e a implementar uma estrutura de governança interna para segui-los. Nosso trabalho de IA hoje envolve o grupo responsável por IA na Google e muitos outros grupos focados em evitar preconceitos, toxicidade e outros danos durante o desenvolvimento de tecnologias emergentes”.

Google lança o Bard para concorrer com o ChatGPT da OpenAI e o Bing Chat da Microsoft

Em Março de 2023, a Google lançou o chatbot Bard visando aumentar a produtividade, a criatividade e a curiosidade, e, claro, fortalecer a sua presença no espaço de chatbot de IA, mantendo o seu domínio no mercado de mecanismos de Busca.

Alimentado por LLM, uma versão leve e otimizada do LaMDA, e projetado como uma experiência complementar à Pesquisa da Google, o Bard permite que os utilizadores verifiquem as suas respostas ou explorem fontes na web.

O acesso ao Bard está a ser lançado inicialmente nos EUA e no Reino Unido, para depois se expandir para mais países.

IA Generativa nos produtos da Google

De acordo com o próprio Google, graças à IA Generativa, a empresa está a reinventar todos os seus principais produtos, com uma abordagem ousada e responsável.

Confira, a seguir, a IA nos produtos da Google, incluindo a Pesquisa.

Gen App Builder

O Gen App Builder permite aos desenvolvedores criar, de forma rápida e fácil, aplicações de chat e pesquisa.

Suporte Generative AI na Vertex AI

O suporte Generative AI na Vertex AI expande a plataforma Google de desenvolvimento de machine learning com acesso a modelos básicos da Google e outros para criar, personalizar e implantar modelos de linguagem. 

Google Search

Google SGE

A nova experiência de pesquisa generativa estará disponível no Search Labs, no Chrome para desktop e na aplicação da Google (para Android e iOS), por enquanto somente nos Estados Unidos (em princípio apenas em inglês).

A Google Search Generative Experience (SGE) adiciona recursos generativos de IA aos resultados da Pesquisa Google.

Este artigo publicado no Search Engine Journal, no mês de Maio de 2023, analisa como o Google SGE lida com consultas de pesquisa, prioriza editores e remodela o futuro da pesquisa e descoberta de informações

Criação de anúncios na rede de Pesquisa Google

Com a IA Generativa, será possível simplificar o processo de criação de anúncios na rede de Pesquisa Google. 

Ao adicionar a landing page do website da empresa, a IA fará um resumo da página, gerando palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos relevantes para a campanha de publicidade. Feito isso, o utilizador poderá rever e editar o conteúdo antes de implementá-lo.

A IA também ajudará na criação de títulos mais atrativos aos utilizadores, assim a performance do anúncio tende a melhorar.

Textos, imagens e outros recursos personalizados também poderão ser criados com a IA Generativa, através da Performance Max. Para tanto, o profissional de marketing só terá de indicar a URL do website para a Google AI começar a aprender mais sobre a marca e, depois, criar campanhas.

A Google informa manter o seu compromisso com a transparência, pelo que os anúncios publicitários gerados por IA Generativa (Experiência Generativa na Pesquisa ou, na sigla em inglês, SGE) terão os respetivos rótulos de “patrocinador” em texto preto e negrito, para os distinguir das pesquisas orgânicas.

Para o utilizador, com a capacidade da IA Generativa, a ferramenta de pesquisa da Google está ainda melhor, fornecendo mais informações e contexto para as suas pesquisas.

Para além disso, as compras ficarão mais fáceis e simples à medida que o utilizador, quando pesquisar um produto, verá uma resposta instantânea de factos importantes a serem considerados, e produtos dentro do orçamento. E mais: descrições de produtos, incluindo opiniões relevantes e atuais, classificações, preços e imagens dos produtos.

Google Cloud

O Duet AI para Google Cloud auxilia os utilizadores da nuvem na conclusão de código contextual: oferece sugestões ajustadas à sua base de código, gera funções inteiras em tempo real e ajuda com revisões e inspeções de código.

Para desenvolvedores que querem criar aplicações de IA Generativa de maneira mais simples e eficiente, a Google apresentou novos modelos e recursos de base nos seus produtos de IA.

Google Workspace

A Google traz também novos recursos de IA Generativa para trusted testers, por meio do Workspace Labs, nas suas aplicações Google Workspace, tais como:

  • No Gmail e Google Docs: adição da capacidade de redigir respostas que consideram o contexto da thread do e-mail já existente, inclusivamente em dispositivos móveis. Para utilizar o chamado recurso “Ajude-me a escrever”, basta digitar o comando do que desejar, clicar em criar e um rascunho completo aparecerá.
  • No Google Slides e no Meet: o Duet AI fornece ferramentas aos utilizadores para gerar, facilmente, imagens a partir de descrições de texto. Imagens personalizadas em slides podem dar mais vida à história e, no Meet, elas podem ser usadas para criar planos de fundo personalizados.
  • No Google Sheets: automatização da classificação de dados e criação de modelos personalizados, ajudando o utilizador a analisar e organizar dados com maior rapidez.

Google Maps

A Visão Imersiva para rotas está a chegar no Google Maps, com previsão de lançamento nos próximos meses em Amsterdam, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Nova York, Miami, Paris, Seattle, São Francisco, San Jose, Tóquio e Veneza. 

O Google Maps está ainda mais visual, com recursos como pesquisa com Live View e visão imersiva para lugares. Agora, com a Visão Imersiva para rotas, será possível visualizar cada trecho de um percurso antes de sair, seja de carro, a pé ou de bicicleta. O utilizador pode ainda verificar a qualidade do ar, o tráfego e o estado do tempo e como eles estão a mudar ao longo do tempo.

E também há novos recursos para os desenvolvedores criarem experiências imersivas na plataforma. Com a nova API Aerial View, já disponível em sistema preview, é possível integrar facilmente a seus apps um vídeo panorâmico em 3D de qualquer ponto de interesse, oferecendo aos utilizadores mais informações visuais sobre um determinado sítio.

E mais: desenvolvedores que querem fazer mapas 3D sob medida podem contar com o lançamento experimental do Photorealistic 3D Tiles, por meio da API Map Tiles, pois a Google, está a disponibilizar, pela primeira vez, as imagens 3D em alta resolução que estão por trás do Google Earth.

Google Photos

Se já era possível pesquisar nas suas fotografias coisas como pessoas, mar e pôr do sol, com o Magic Editor (previsto para ser lançado ainda este ano), poderá, não só remover elementos indesejados, como também recriar partes de objetos que não aparecem na fotografia original, reposicionar elementos, melhorar o céu, alterando junto a iluminação no restante da foto de maneira consistente.

Security AI Workbench

Em abril de 2023, a Google apresentou a Security AI Workbench, uma plataforma pioneira no setor baseada no seu novo modelo de segurança LLM Sec-PaLM, que incorpora os insights únicos do Google sobre o cenário de ameaças, em constante evolução, e é ajustada para operações de segurança cibernética.

Ao Presente-Futuro a IA Generativa pertence?

A IA Generativa tem vindo a mostrar-se um recurso valioso para criar conteúdo atraente, sintetizar e organizar informações, automatizar processos de negócios e criar experiências incríveis e mais fluidas para as pessoas. 

Com o mundo em constante evolução e sempre mais veloz, o profissional que não acompanhar as novas tecnologias na velocidade demandada, adaptando-se e incluindo essas novas tecnologias no seu trabalho diário, acabará por perder espaço num mercado demasiado (e cada vez mais) competitivo.

Nesse sentido, este profissional não perderá o emprego para a IA Generativa, mas, sim, para outro profissional que souber melhor utilizá-la.

Essa lógica também se aplica às empresas que não implementarem novas tecnologias em seus modelos de negócio, podendo tornar-se obsoletas, perder share of market, e até “desaparecerem”.

Muitos mais benefícios da IA Generativa virão, através da colaboração e da experimentação no decorrer do tempo. “Não surfar esta onda” não é uma opção.