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Inês Tito
Copywriter

As relações que estabelecemos ajudam-nos a formar a nossa personalidade, crenças e valores. Em poucas palavras, sem elas estaríamos entregues à própria sorte.

Inês Tito
Copywriter

As relações que estabelecemos ajudam-nos a formar a nossa personalidade, crenças e valores. Em poucas palavras, sem elas estaríamos entregues à própria sorte.

Fonte: Freepik.

No entanto, estas relações não surgem por geração espontânea.

É preciso passar tempo de qualidade com aqueles que nos são mais queridos. É preciso criar uma relação emocional significativa. É preciso alimentar esta relação.

Nos dias de hoje, as marcas que procuram conhecer os seus clientes, têm de fazer o mesmo. Desenvolver uma relação próxima é essencial para dar ao cliente o que procura e ganhar a sua confiança.

O que é o lead nurturing?

O lead nurturing, ou nutrição de leads em português, é o processo de construir relações com potenciais clientes (lead), nutrindo-as (nurturing) em cada fase da jornada do cliente.

Tudo começa antes do cliente estar preparado para comprar. Para as marcas, este é o momento-chave, pois as leads estão abertas a sugestões.

Nesta fase, é crucial apresentar soluções em vez de técnicas de vendas agressivas.

Enquanto cliente, já lhe aconteceu ser assediado de tal maneira que se sentiu “obrigado” a comprar e logo de seguida, colocar essa marca na sua “lista negra” e optar pela concorrência? Pois é… é isso mesmo que acontece com os seus clientes.

Ao apresentar soluções, em vez de se focar na venda (ou conversão), dará o primeiro passo para uma relação saudável com o cliente.

Através do lead nurturing, poderá focar-se no potencial cliente e nas suas necessidades, apresentando-lhe exatamente o que procura. Ao fazê-lo, irá conduzir o cliente através do funil de vendas e, assim, levá-lo à conversão. Sem dramas. Sem assédio.

Por este motivo, uma campanha de lead nurturing é tão importante. Uma estratégia bem definida antecipa as necessidades do cliente, ganhando a sua confiança ao longo do tempo.

Benefícios do lead nurturing

Atualmente, existem tantas opções no mercado que o cliente sente dificuldade em identificar o que faz a marca A ser melhor que a marca B.

Entre os vários fatores, podemos mencionar as características do produto ou serviço, a qualidade do serviço pós-venda ou a relação preço-qualidade. Tudo isto (e muito mais) vai influenciar a perceção do cliente.

No entanto, o que pode fazer toda a diferença é a relação da marca com o cliente. Vejamos quais são as principais vantagens do lead nurturing.

  • Permite construir relações
    Se leu até aqui, já deve ter percebido que o objetivo do lead nurturing é construir uma relação de confiança com o cliente. Como? Ajudando o cliente a encontrar a solução de que precisa, apresentando-lhe informação consistente.
  • Criar uma experiência personalizada.
    Segundo um estudo da McKinsey, 76% dos consumidores preferem marcas que oferecem uma experiência personalizada. A nutrição de leads é uma forma de ir ao encontro das expectativas dos clientes.
  • Aumenta as vendas
    De acordo com a Hubspot, as empresas que cuidam da relação com o cliente aumentam as suas vendas em cerca de 50%. Além disso, segundo o Annuitas Group, as leads nutridas fazem compras 47% maiores do que as leads não nutridas.
  • Permite educar e informar
    A GE Capital Retail Bank reportou que cerca de 81% dos clientes online pesquisa produtos e serviços antes de comprar. Através da nutrição de leads, as marcas destacam-se da concorrência, ao ajudar o potencial cliente a conhecer os seus produtos e serviços e a tomar uma decisão informada.
  • Encurta os ciclos de vendas
    Segundo a Marketo, as leads nutridas apresentam um ciclo de vendas 23% mais curto do que as leads não nutridas. Estes resultados podem ser explicados através de uma estratégia eficaz, que mantém as marcas na mente dos consumidores ao apresentar-lhes informação relevante constantemente.
  • Reduz os custos de marketing
    O custo de angariar um novo cliente é bastante mais elevado do que reter e fidelizar clientes habituais. O lead nurturing é uma forma de alcançar esse objetivo. Segundo a Forrester Research, as marcas que nutrem leads geram mais 50% de leads prontas a comprar, com um custo 33% mais baixo.

Principais canais de lead nurturing

Cada cliente é único. Por isso, não existe uma fórmula infalível de agradar a todos. No fundo, tudo depende das características da lead e do momento em que se encontra na jornada de cliente. Por isso, as marcas recorrem a vários canais (por vezes em simultâneo).

Email marketing

Enviar emails é uma das ferramentas mais utilizadas para apresentar conteúdo consistente, frequentemente, sem nunca incomodar o cliente. Este método tem mais sucesso junto de leads que já mostraram interesse em comprar.

Oferecer um desconto pode ser o empurrão necessário para converter uma lead ou convencer um potencial cliente de que a sua marca é a melhor do mercado.

Ao automatizar o envio de emails, pode contactar as leads uma vez por mês, ou várias vezes por semana. A escolha é sua. No que respeita ao lead nurturing, o bom-senso é rei!

Marketing nas redes sociais

Esta é a melhor forma de ir ao encontro dos clientes onde eles estão. Além disso, é uma forma de manter a visibilidade e de apresentar a sua marca a potenciais clientes que ainda não a conhecem.

Fonte: Freepik.

Marketing de conteúdo

Existem várias formas de criar e apresentar conteúdo relevante. Através de publicações em blogues ou ebooks, é possível encorajar as leads a explorar a sua marca e aquilo que vende, além de aumentar a sua credibilidade junto dos clientes.

Chamadas de vendas

As chamadas de vendas estão a renascer das cinzas, pois o consumidor anseia pelo contacto personalizado. Para as marcas, esta é uma oportunidade única para perceber onde está a lead na jornada do cliente e, assim, planear o próximo passo.

Correspondência postal

No mundo digital ainda há quem prefira o papel. Dependendo dos produtos ou serviços da sua marca, bem como o público-alvo que pretende alcançar, enviar uma carta pode ser uma estratégia de sucesso para nutrir leads. Assim, conseguirá personalizar o contacto, ganhar a confiança do cliente e aumentar as vendas.

Estratégias de lead nurturing

Uma vez escolhido o canal ideal, é hora de encontrar a estratégia perfeita.

Automatização

A automatização na nutrição de leads é uma forma rápida de tratar dados de potenciais clientes e apresentar informação consistente.

Um exemplo de automatização é a nutrição de leads através de inteligência artificial. Além de facilitar a criação de conteúdo personalizado, permite também a análise de comportamento das leads. Através desta estratégia poderá qualificar leads e efetuar uma análise preditiva para encontrar o melhor método de conversão.

Outra estratégia de automatização é a nutrição de leads CRM (Customer Relationship Management = Gestão de Relacionamento do Cliente). Através deste tipo de software, as equipas de marketing e vendas podem aceder a informação sobre leads em tempo real, analisar a interação com a marca e definir uma estratégia de resposta.

Mapear a jornada do cliente

Conhecer todos os pontos de contacto do cliente com a marca permite identificar em que fase da jornada do cliente está a lead. Este é o ponto de partida para ir ao encontro dos desejos e necessidades do cliente e apresentar-lhe soluções que o ajudem a decidir.

Nutrição multicanal

As leads contactam as marcas em diversos canais, em vários momentos ao longo da sua jornada. As marcas sabem disso. E sabem também que enviar emails genéricos para todas as leads não é uma boa prática.

Além de transmitir informação relevante, é importante ser consistente em todos os canais: ou seja, transmitir a mesma mensagem quer se trate de email, website ou nas redes sociais.

Pontuação de leads

Atribuir uma pontuação às leads, faz com que seja mais fácil direcionar a atenção da marca. Afinal de contas, as hipóteses de conversão de uma lead que subscreveu uma newsletter são muito inferiores a alguém que visitou o website várias vezes e que, inclusive, contactou a marca para esclarecer algumas dúvidas.

Personalização

Ao enviar mensagens personalizadas, as marcas têm mais hipóteses de conversão. Para alcançar este objetivo, poderá recorrer a um software CRM para personalizar campanhas e, assim, aumentar a taxa de cliques e a receita.

Segmentação

Classificar as leads em grupos é outra forma de garantir que um potencial cliente recebe informação relevante, no momento certo.

Fonte: Freepik.

Como criar uma campanha de lead nurturing

Para criar uma campanha de nutrição de leads existem vários passos a considerar.

Em primeiro lugar, limpe a sua lista de contactos. Ao fazê-lo, evita perder tempo a contactar leads que já são clientes, que mudaram de email ou que simplesmente já não estão interessadas. Nesta fase, um software CRM poderá ajudá-lo a categorizar as leads e manter os seus dados atualizados.

Garantir que as equipas de vendas e de marketing estão focadas nos mesmo objetivos é outro momento importante da nutrição de leads. Ao criar um protocolo de tratamento de leads para cada fase da jornada, ambas as equipas poderão criar uma experiência unificada para o cliente.

E, claro, para avaliar o sucesso da campanha, é essencial definir objetivos mensuráveis. Utilize a estratégia SMART para encontrar objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. Desta forma, será mais fácil perceber se a campanha está no caminho certo.

Um dos critérios de avaliação mais utilizados é o envolvimento do público. No entanto, existem outros, como por exemplo as taxas de cancelamento de subscrição de newsletters, de cliques, de conversão e o tempo do ciclo de vendas.

Por último, desenvolva sempre conteúdo personalizado, dirigido ao potencial cliente. Lembre-se que o cliente prefere marcas que oferecem uma experiência personalizada.