fbpx Skip to main content

Pauliny Zito
– Planner, copywriter e copydesk –

A Web3 é a terceira geração da Internet que promete reconfigurar a forma como a web funciona, gerida por meio de plataformas de acesso público que armazenam os dados e transações dos utilizadores (Blockchain), permitindo que eles próprios escolham o centro de dados para armazenar as suas informações.

Em poucas palavras, a Web3 é uma Internet descentralizada baseada em Blockchain.

Mas em que estado está esta que promete ser a próxima revolução da Internet?

Pauliny Zito
– Planner, copywriter e copydesk –

A Web3 é a terceira geração da Internet que promete reconfigurar a forma como a web funciona, gerida por meio de plataformas de acesso público que armazenam os dados e transações dos utilizadores (Blockchain), permitindo que eles próprios escolham o centro de dados para armazenar as suas informações.

Em poucas palavras, a Web3 é uma Internet descentralizada baseada em Blockchain.

Mas em que estado está esta que promete ser a próxima revolução da Internet?

Web3

“Web3 é uma abreviatura conveniente para o projeto de reconfigurar a forma como a web funciona, usando a tecnologia de Blockchain para mudar a forma como as informações são armazenadas, partilhadas e possuídas.” – Livro: Web3: The Insights You Need From HBR (2023) – Harvard Business Review.

Fonte: Freepik

 

Evolução da Web: Web1, Web2 e Web3

Vem aí uma nova era da Internet chamada Web3, dominada por novas tecnologias como NFTs (Non-Fungible Tokens), Blockchain, Criptomoedas e Tokenização.

Fonte: Comparativo/Resumo da Web1, Web2 e Web3 por Edney “Interney” Souza

Web1: 1990 a 2005

Read-only-Web: os utilizadores navegavam entre páginas estáticas graças ao HTML e aos URL. Foi um meio de democratizar o acesso ao conhecimento.

Web2: 2006 a dias atuais

Read-Write-Web: a Internet começa a tornar-se mais interativa e colaborativa, caracterizada por três “Eras”:

  • Era do conteúdo gerado pelo utilizador (UGC): experiência de estar online nas redes sociais; ver, aprender, pesquisar e comunicar.
  • Era da centralização: poucas empresas enriquecem através da recolha de dados dos utilizadores e venda de anúncios direcionados.
  • Era da economia de partilha e de influência: pessoas comuns ganham dinheiro através de novas formas na Internet e pela Internet – criadores de conteúdo, influenciadores digitais etc.

Web3: prestes a acontecer

Read-Write-Own-Web: Internet descentralizada e mais transparente, em que os utilizadores são donos das suas próprias identidades e podem trocar ativos entre si com segurança.
O utilizador não mais como produto, mas como proprietário na Web3, alteraria uma dinâmica fundamental da web atual. Será uma renovação profunda.

“O cenário mais provável no futuro são de diversos sistemas operando de forma integrada, partilhando avatares, NFTs e outros objetos, tudo registado em blockchains como o Ethereum onde os dados estão distribuídos em servidores diversos ao redor do mundo. Hoje já temos várias plataformas, mas elas não estão integradas entre si.” – Edney “Interney” Souza – Professor, Palestrante e Conselheiro em Inovação e Marketing Digital (Artigo: O metaverso e a Web 3.0 de 25/05/2022 publicado no site interney.net).

Web3, Metaverso e NFT

“Web3, Metaverso e NFT são conceitos-chave que estão a moldar o futuro da Internet e têm ligações bastante fortes um com o outro. Todos eles apontam para uma Internet mais personalizada e interativa (Web3), onde os utilizadores podem interagir em espaços virtuais imersivos (Metaverso) com propriedade verificável de itens e experiências únicos (NFTs).” – Kenneth Corrêa – Especialista em Novas Tecnologias, Inteligência Artificial e Metaverso e Professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como a Web3 impacta o seu negócio

A Web3 tem potencial para ser o próximo grande disruptor no mundo dos negócios e está a ser reinventada para oferecer uma experiência verdadeiramente amigável ao utilizador.

Nesse novo cenário, a web como a conhecemos hoje sofrerá profundas transformações: monopólios serão destruídos, uma nova web será criada e estabelecida, e novos produtos e serviços serão criados.

Benefícios e oportunidades da Web3

NFTs

Artistas, gamers e criadores de conteúdo podem se utilizar dos NFTs para a autenticidade e propriedade de suas criações e, também, monetizar diretamente, sem intermediários.

No setor imobiliário, registos e escrituras de propriedade podem ser representados como NFTs, o que simplifica processos imobiliários complexos.

Blockchain

Entidades podem fazer uso da tecnologia Blockchain em cadeias de suprimento, tendo em conta a maior transparência e eficiência que ela permite. Contratos inteligentes são programas executáveis baseados em Blockchain que permitem a automação de acordos e transações.

Software Livre e Código Aberto

Profissionais de programação e desenvolvimento podem contribuir com os seus conhecimentos já que a Web3 está a ser construída sobre princípios de código aberto.

Metaverso

Investidores podem gerar receita sobre o metaverso e os NFTs. O metaverso agrega em áreas como finanças descentralizadas e tokenização.

Tokenização da Economia

Um novo universo com soluções inteiramente digitais em que os utilizadores compram, vendem ou armazenam ativos com mais facilidade.

DAOs (Organizações Autónomas Descentralizadas)

Construídas em blockchains, operam sem uma autoridade central, podendo ser aplicadas desde na governança de protocolos e criptomoedas até na gestão de projetos colaborativos e investimentos.

Imagine uma DAO que usa a tecnologia descentralizada e de criptografia para financiar investigações científicas que melhorem a saúde reprodutiva das mulheres. Imaginou? Pois ela já existe, é a AthenaDAO, que tem uma portuguesa, Inês Santos Silva, como uma de suas fundadoras.

Criptomoedas

As criptomoedas podem servir como a infraestrutura de pagamento da Web3.

Novos modelos de negócios

Tem vindo a surgir novos modelos de negócios em diversas indústrias centrados na propriedade do utilizador, personalização e interação imersiva, nomeadamente com o desenvolvimento de tecnologia de realidade virtual, aumentada e mista, com a curadoria de arte digital, entre outros.

Diante dessa iminente transformação, como o seu negócio pode preparar-se para a Web3?

O que a Web3, de facto, significa para o seu negócio?

Como utilizar as ferramentas da Web3 e as integrar estrategicamente no seu modelo de negócio?

É o que veremos a seguir.

Como capitalizar os NFTs para o crescimento do seu negócio

Compreenda os NFTs e a sua tecnologia blockchain subjacente, buscando orientação especializada, e perceba bem as considerações legais e regulatórias.

Identifique como os NFTs podem ser aplicados no seu setor, agregando valor exclusivo, melhorando o envolvimento do cliente, simplificando as operações ou criando novos fluxos de receita.

Crie NFTs que ofereçam benefícios genuínos aos seus clientes.

Construa um ecossistema em torno dos NFTs: parcerias com mercados NFT, plataformas NFT internas e uma comunidade de entusiastas de NFT.

Como incorporar as finanças descentralizadas (DeFi) nas suas estratégias financeiras

Adquira conhecimento sobre DeFi e treine a sua equipa.

Avalie os riscos associados às atividades DeFi e desenvolva protocolos de gestão de risco e conformidade.

Identifique como o DeFi pode melhorar as suas operações comerciais, quer otimizando a gestão de liquidez, quer acedendo a fontes alternativas de financiamento ou simplificando os pagamentos internacionais.

Estabeleça parcerias com projetos DeFi para integrar soluções DeFi na infraestrutura já existente.

Segurança Cibernética

Invista sempre em infraestrutura de segurança topo de gama para manter a confiança dos utilizadores.

Desafios da Web3

  • Criação de novas formas de regulamentação com o objetivo de proteger os utilizadores num futuro dedicado à Blockchain é um dos desafios da Web3. Exigem uma estreita monitorização e envolvimento das autoridades relevantes.
  • Mitigação dos riscos de segurança no espaço Web3, que envolve: criptografia robusta, auditorias inteligentes de contratos e adesão às melhores práticas em segurança cibernética.
  • Aceleração do desenvolvimento da tecnologia no território.
  • Questões relacionadas à governança.
Fonte: Freepik
  • Escalabilidade e interoperabilidade: para lidar com o crescimento exponencial de aplicações descentralizadas, são necessárias soluções de Camada 2 e sharding. Para garantir a comunicação e troca de dados contínuas, a adoção de compatibilidade entre cadeias.
  • Demanda por interfaces fáceis de usar.
  • Igualdade de acesso.
  • Distribuição de riqueza digital.
  • Informação sobre o potencial dessas novas tecnologias à população em geral.

“A impressão geral é que tudo o que a Web3 tem a oferecer são lançamentos vazios de NFT e projetos de token.” – Thomas Euler, fundador alemão de uma plataforma blockchain parceira do Borussia Dortmund.

Mais do que uma escolha estratégica, uma necessidade

A Web3 ainda está a evoluir, estão em andamento inúmeros projetos e iniciativas, mas já oferece novas oportunidades econômicas nunca antes vistas para inovação, colaboração e crescimento.

Especialistas de todos os setores imaginam um cenário definido por descentralização, transparência e interações peer-to-peer sem precedentes.

Não há dúvidas de que a Web3 é um ecossistema tecnológico dinâmico e em evolução que vai romper paradigmas tradicionais.

As empresas devem adequar-se a essa nova realidade, priorizando a aprendizagem e a adaptação contínuas para sobreviver e prosperar na Web3 e manter-se atualizadas no mundo.

As pessoas podem participar na Web3 investigando e usando plataformas e aplicações da Web 3.0, comprando criptomoedas e tokens, apoiando iniciativas de código aberto e aprendendo mais sobre blockchain e tecnologia descentralizada.

Você está pronto para esse futuro?!